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No dia do empreendedorismo feminino, conheça 4 negócios liderados por mulheres
De acordo com o SEBRAE, o Brasil conta com mais de 10 milhões de empreendedoras – o que representa cerca de 34% do total de empreendedores no país.
Em um mundo onde a igualdade de gênero é uma busca constante, mulheres empreendedoras estão conquistando um espaço cada vez mais significativo e desafiando os padrões do mercado. De acordo com o SEBRAE, o Brasil conta com mais de 10 milhões de empreendedoras – o que representa cerca de 34% do total de empreendedores no país.
E este número deve crescer ainda mais nos próximos anos – elas também representam a maioria dos potenciais empreendedores do país até 2026. Em alguns setores a presença feminina é ainda mais comum, como moda, saúde e bem-estar. Elas não apenas fazem frente aos homens, como os superam em números (cerca de 53%), de acordo com dados do SEBRAE.
Por isso, em homenagem ao mês da mulher, separamos quatro histórias de mulheres empreendedoras de todos os cantos do Brasil – desde uma mineira que se encontrou na Bahia, uma potiguar que está à frente da maior rede de cuidadores do país e uma veterinária que criou a primeira franquia de clínicas do Brasil.
1. Stylebar
Fundado em 2018 nos Jardins, na cidade de São Paulo, pela empresária Gisela Prochaska, o conceito do negócio surgiu durante uma viagem de Gisela a Nova York. Passeando pela cidade, notou as diferenças entre os salões norte-americanos e os daqui, pela rapidez do atendimento e ambientes mais acolhedores. Inspirada por essa experiência, decidiu trazer proposta semelhante para o Brasil.
Assim nasceu o Stylebar, uma rede de salões de beleza pioneira no conceito de easy beauty. Atualmente a rede conta com 10 unidades espalhadas pelo país e fatura mais de R$15 milhões por ano. O sucesso do negócio foi tanto que a marca desenvolveu sua própria linha de cosméticos sustentáveis – levando o autocuidado para dentro de casa.
2. Cuidare
Formada em enfermagem, Izabelly Miranda buscava novas formas de se realizar profissionalmente. Após se especializar na área de cuidados com pessoas e adquirir a expertise necessária, surgiu a ideia de criar sua própria empresa. Atendendo às necessidades de um mercado crescente, seu objetivo sempre foi oferecer serviços humanizados e especializados, garantindo segurança e bem-estar aos pacientes.
Foi então que criou a Cuidare Brasil, uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país. Fundada em Natal, Rio Grande do Norte, em 2014, a empresa está presente em 20 estados e no Distrito Federal, contando com 70 unidades em operação. Os serviços prestados variam entre cuidados com idosos, crianças, gestantes e adultos com dificuldade de locomoção. Neste ano, a marca deve faturar mais de R$150 milhões.
3 - Clinicão
A Clinicão é a primeira franquia de serviços veterinários no Brasil, com mais de 30 anos de atuação. Fundada em 1993 em Guaratinguetá, a clínica se tornou referência no atendimento a pets, oferecendo consultas, exames, vacinação, procedimentos cirúrgicos e banho e tosa. Atualmente, com 3 unidades no estado de São Paulo, a Clinicão superou R$ 4 milhões de faturamento em 2024.
Monique Rodrigues, fundadora da Clinicão, é médica veterinária com MBA em Gestão Empresarial e Economia, e decidiu transformar sua paixão pelos animais em um negócio próspero. Um marco importante para a empresa foi a criação do Castramóvel em 2022. O projeto promove a castração gratuita de cães e gatos para populações carentes por meio de licitações públicas com municípios de diversas regiões do país, reforçando o compromisso da empresa com a causa animal e lembrando o motivo pelo qual Monique iniciou sua trajetória na profissão.
4 - Açaí no Kilo
Fundada em 2017 na Bahia por Elizangela Siqueira, o Açaí NoKilo foi a primeira rede self-service do produto na região. Oito anos depois de sua criação, a marca se tornou a maior no segmento no Nordeste Brasileiro, e conta atualmente com 57 unidades em operação e um faturamento anual de R$80 milhões.
Este é o terceiro empreendimento da mineira, que também se arriscou no mercado de iogurtes e sorvetes. A ideia para o negócio veio da sua experiência prévia, percebendo a necessidade dos consumidores por personalização e liberdade ao montar o próprio pedido, o que a levou a transformar o açaí, um produto consumido diariamente nas regiões Norte e Nordeste, em uma experiência única.